Social Media Icons

Indonésia encontra 135 desaparecidos após tsunami

out. 30, 2010 0 comments

Moradores estavam em área alta de ilha remota; ao menos 408 pessoas morreram

O governo da Indonésia anunciou neste sábado (30) que equipes de resgate encontraram com vida 135 pessoas que estavam desaparecidas desde o tsunami que atingiu o arquipélago de Mentawai, junto à ilha de Sumatra, há cinco dias.

De acordo com as autoridades locais, os moradores estavam refugiados em uma área alta de uma das ilhas devastadas pelas ondas gigantes.

O coordenador dos serviços de gestão de desastres, Agus Prahyitno, confirmou a informação à agência de notícias France Presse.

- As equipes de resgate encontraram algumas pessoas desaparecidas em uma zona alta da ilha Pagai do Norte.

De acordo com o alto funcionário, agora a lista de desaparecidos tem 163 nomes, contra os 298 anteriores. O número de mortos pelo tsunami, gerado após um terremoto de 7,7 graus na escala Richter, chega a 408, segundo o último levantamento do governo da Indonésia.

País também sofre com vulcão

Além de lutar contra a devastação causada pelo tsunami, a Indonésia também sofre as consequências da erupção do vulcão Merapi, que voltou à atividade na última terça-feira (26) e matou ao menos 36 pessoas.

Neste sábado (30), o monte registrou sua explosão mais forte, fato que levou as autoridades a ampliar até mais de 1 km o perímetro de segurança estabelecido ao redor do vulcão e a mudar de posição alguns dos controles da polícia e do Exército. Nesta sexta-feira (29), o vulcão expeliu grandes nuvens de gás e cinza incandescente, além de lava pela primeira vez.

Mais de 47 mil indonésios, a maioria dos habitantes da área, se refugiou nos centros de amparo montados além do perímetro de segurança de 10 km de raio em torno do Merapi.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Formulário de contato